Empreender é um sonho para muita gente. E, com as facilidades que a era digital trouxe, este desejo tem se tornado cada vez mais acessível, por meio do varejo online. Com a Pandemia, a digitalização dos negócios virou mais do que uma tendência, mas uma necessidade. E, a partir de então, o interesse por começar a vender na web aumentou.
Segundo dados da empresa Neotrust, somente o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, o que representa uma alta de 27% com relação ao ano de 2020. E, se você também tem vontade de aproveitar este universo de possibilidades ou busca alternativas para ampliar seus negócios digitais, este texto é para você.
Você vai entender melhor o que é o varejo online e por que vale a pena investir neste modelo de negócio, além de conhecer as opções disponíveis para começar neste mercado.
Varejo online: entenda o que é e quais as principais vantagens
Como dissemos no início, o varejo online é a comercialização de produtos ou serviços pela internet, sem a necessidade de intermediários e com foco no consumidor final. É um modelo de negócios que atrai a atenção de empreendedores especialmente pela viabilidade. Ao contrário de uma loja física, é possível começar a vender pela internet gastando muito pouco.
Portanto, entre as principais vantagens do varejo online, vale destacar:
Redução de custos: além de não ter a necessidade de um espaço físico, o varejo online também possibilita a redução de custos em outras frentes. Por exemplo: o marketing pode ser feito de forma digital, explorando anúncios em redes sociais e via busca orgânica. Tudo isso com certeza sai mais barato do que anúncios convencionais em jornais, rádios ou canais de televisão.
Alcance: um negócio digital não tem limitações geográficas. Ao contrário de uma loja física, o cliente tem acesso à marca de onde estiver, por meio de poucos cliques. Além disso, não há hora para encerramento do expediente. O cliente pode efetuar a compra a qualquer tempo de qualquer lugar.
Personalização: ao contrário de uma loja física convencional, onde os produtos ou serviços são iguais para todo o tipo de público que entrar, pelo varejo online é possível customizar a experiência do cliente. Seja por meio das informações digitais, seja escolhendo um nicho específico do mercado, o empreendedor consegue ter uma conexão mais próxima com a clientela que deseja alcançar e pode até mesmo criar cupons e ofertas especiais, dependendo do padrão de navegação do usuário.
Tipos de varejo online para investir
Se você quer entrar para o mundo dos negócios digitais, mas não sabe qual caminho escolher, podemos te ajudar. A web dá opções interessantes de varejo online. Cada uma delas tem especificações e exigências diferentes e, portanto, você pode avaliar qual alternativa melhor se adequa aos seus recursos do momento.
Falaremos abaixo sobre quatro formas de aproveitar o varejo online.
1. E-commerce
A primeira e mais tradicional é o e-commerce, ou comércio eletrônico, que consiste em vender produtos por meio de uma loja virtual. Apesar de demandar menor investimento para implementação do que uma loja física, vale lembrar que é necessário investir em inovação e assegurar pontos essenciais, como facilidade de pagamento e navegação intuitiva.
Outro ponto relevante é a logística e entrega destes produtos. A agilidade na entrega tem sido um ponto cada vez mais crucial para os consumidores.
2. Venda de infoprodutos - Marketing de afiliados
Outra alternativa para o varejo online são os chamados infoprodutos, que se tornaram muito populares. São ebooks, cursos online, planilhas e consultorias vendidas pela internet. É possível disponibilizar estes itens para venda ou ainda se tornar um revendedor, também conhecido como afiliado.
Recomendamos também a leitura do artigo: “Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?”.
3. Marketplace
Também dá para entrar para o varejo online sem precisar fazer um grande investimento em estrutura para sua loja digital.
Isto é possível porque grandes empresas como Americanas, Amazon e Netshoes oferecem o espaço online para vários lojistas. Em troca, elas recebem comissão pelas vendas.
A desvantagem é que, neste ambiente, a concorrência será grande e nem sempre haverá espaço para personalização. Portanto, é necessário reforçar a divulgação para fazer com que seu marketplace se destaque para os clientes.
4. Dropshipping
Já o dropshipping é uma modalidade de logística do e-commerce que tem crescido cada vez mais. Muita gente, inclusive, se pergunta se o dropshipping dá dinheiro.
A diferença deste modelo de negócios do varejo online para um e-commerce convencional é que, com o dropshipping, a loja não precisa ter estoque dos produtos que vende. Basicamente, o lojista encaminha o pedido para o fornecedor que, por sua vez, será responsável por separar e encaminhar a compra para o consumidor.
Ou seja, o diferencial é que o empreendedor economiza com os custos e operações de processos logísticos, como armazenamento e envio. Por outro lado, é necessário redobrar o cuidado ao selecionar fornecedores confiáveis, tendo em vista que o pós-venda é de responsabilidade da própria loja.
Para saber mais detalhes sobre esta modalidade, recomendamos o vídeo abaixo.
Varejo online: cuidados para garantir resultados
Embora muita gente recorra ao varejo online por se tratar de um modelo de negócios mais simples do que implementar uma empresa física, é necessário ter consciência de que este empreendimento também demanda cuidados.
Assim como em qualquer outro negócio, é importante fazer um bom planejamento, conhecer seu público-alvo e investir em atendimento ao cliente, bem como em logística e inovação.
Em um ambiente tão ágil quanto a internet, os consumidores estão cada vez mais exigentes e possuem acesso a um universo amplo de possibilidades. Portanto, não pense que é simples chamar a atenção do usuário, pelo contrário: você também irá precisar de estratégias para fazer sua loja vender cada vez mais.
Entre essas ações, está o investimento em marketing digital, por exemplo, e em facilidades de pagamento.
No varejo online, dotar ferramentas e aplicativos que facilitem o seu trabalho e ofereçam uma experiência ainda melhor para o seu cliente é um diferencial para alcançar melhores resultados. Por isso, podemos recomendar soluções como:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Boas vendas!
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Slots Fortune…
Fortune Tiger Slots Fortune…
Fortune Tiger Slots Fortune…
google seo google seo技术+飞机TG+cheng716051;
EPS Machine EPS Cutting…
EPS Machine Eps Raw…
EPS Machine EPS Recycling…
EPS Machine EPS Mould;
EPS Machine EPS Block…
EPP Machine EPP Shape…
EPTU Machine ETPU Moulding…
EPS Machine Aging Silo…
EPTU Machine ETPU Moulding…
EPS Machine EPS and…
EPS Machine EPS and…
AEON MINING AEON MINING
AEON MINING AEON MINING
KSD Miner KSD Miner
KSD Miner KSD Miner
BCH Miner BCH Miner
BCH Miner BCH Miner
KSD Miner KSD Miner
KSD Miner KSD Miner
BCH Miner BCH Miner
BCH Miner BCH Miner
EPS Machine EPS Cutting Machine_abcdefg;
EPS Machine Eps Raw Material;
EPS Machine EPS Recycling System;
EPS Machine EPS Mould;
EPS Machine EPS Block Molding Machine;
EPP Machine EPP Shape Moulding Machine;
EPTU Machine ETPU Moulding Machine
EPS Machine Aging Silo for EPS Machine;
EPTU Machine ETPU Moulding Machine
EPS Machine EPS and EPP Heating Room;
EPS Machine EPS and EPP Heating Room;