Quais são as vantagens e desvantagens de e-commerce e dropshipping? Essa é uma pergunta muito comum entre quem está considerando iniciar um negócio online ou já está há algum tempo nesse mercado e considera mudar de caminho.
Existe uma lista de vantagens e desvantagens de e-commerce e dropshipping e os dois têm pontos positivos e negativos. Neste artigo, reunimos uma lista com todos esses aspectos, sem dar preferência mais para um ou para outro.
Uma breve explicação sobre dropshipping
Na verdade, é importante entender que e-commerce e dropshipping não são opostos.
Fato é que o dropshipping é uma modalidade de logística disponível para quem tem e-commerce.
O dropshipping não é um modelo de negócios específico (apesar de ter diferenças na operação), mas uma forma de realizar a gestão de armazenamento e entrega dos produtos vendidos pelo e-commerce.
Em um e-commerce com logística tradicional todo o processo de armazenamento de produtos em estoque, venda e entrega é realizado pela empresa dona do e-commerce.
No dropshipping, a empresa dona da loja virtual não tem um estoque próprio e por isso toda a logística de separação e entrega do produto é feita pelo fornecedor.
Entretanto, para que fique mais fácil a nossa explicação sobre as vantagens e desvantagens de e-commerce e dropshipping, vamos usar essa divisão, entendendo o e-commerce como uma loja com logística tradicional e o dropshipping com uma loja que compartilha a logística de estoque e entrega com o fornecedor dos produtos.
Se você tem dúvidas sobre o que é dropshipping, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Ele oferece bastante informações sobre esse modelo de trabalho e vai te ajudar a aumentar o conhecimento sobre o modelo.
Vantagens e desvantagens de Ecommerce e Dropshipping
Mas, afinal, qual vale mais a pena? Entender as vantagens e desvantagens de e-commerce e dropshipping vai te ajudar a responder a essa pergunta.
E-commerce
Um e-commerce com modelo de entrega tradicional apresenta vantagens como:
melhores prazos de entregas para os clientes,
segurança e controle sobre todo processo de entrega,
melhor margem de lucro devido a compra de produtos em atacado com preço mais vantajoso.
Essas são algumas das vantagens do e-commerce em relação ao modelo dropshipping. Em relação ao modelo de loja física, o e-commerce tradicional também apresenta outros benefícios como:
fim do limite geográfico para vendas,
redução de custos como funcionários e aluguel,
maior facilidade para o cliente,
a loja funciona como ponto de conversão para anúncios e mais.
Mas e as desvantagens do modelo de e-commerce tradicional em relação ao dropshipping? Na lista estão:
necessidade de maior investimento inicial para a compra de produtos ou matéria-prima,
maior custo com armazenamento,
maior risco associado a baixos fluxos de venda (estoque parado é dinheiro parado).
Vantagens e desvantagens Dropshipping
Como dissemos acima, o dropshipping é um modelo de logística para e-commerce que não exige que a loja tenha um estoque próprio. Além disso, ao realizar uma venda, a loja aciona o fornecedor que faz toda a logística de separação e entrega do produto diretamente para o comprador.
Mas quais são os benefícios desse modelo? Entre as principais vantagens do dropshipping estão:
a barreira de entrada nesse tipo de negócio é muito menor uma vez que não é necessário investir na compra de produtos para estoque,
menor necessidade de capital inicial para o negócio. Você só paga pelo produto ao fazer uma venda,
o fim dos custos com estoque,
fim de custos associados a entregas e transportadoras,
não é necessário criar uma logística de entrega,
a empresa pode optar pelo dropshipping nacional ou internacional,
menor risco de ter um estoque parado que não vende, e mais.
Alguns empreendedores acreditam que uma loja com o modelo de dropshipping não paga impostos, mas isso não é verdade. O pagamento do imposto será feito a partir das regras que estão atreladas à empresas de serviços. Procure um contador e veja como funciona esse processo.
É claro que existem desvantagens do modelo de dropshipping em relação ao modelo de e-commerce tradicional, entre elas destacamos:
margem de lucro reduzida,
altos prazos de entrega dos produtos vendidos (principalmente, no modelo de dropshipping internacional, que é o mais usado hoje no Brasil),
necessita de mais esforços no apoio e atendimento ao cliente (exatamente pelo longo prazo de entrega),
menor controle em relação a entrega.
maiores chances de encontrar outras lojas vendendo os mesmos produtos que você devido a baixa barreira de entrada no modelo de negócio.
Ficou preocupado com a qualidade do atendimento ao cliente? Sobre esse assunto indicamos que assista ao vídeo abaixo.
Como otimizar um processo de vendas por dropshipping?
Para colocar em prática um modelo de vendas que aproveite as vantagens do dropshipping e reduza o impacto das desvantagens, é importante buscar plataformas e aplicativos que vão tornar a venda mais segura para você e para seus clientes.
A Shopify é uma plataforma de e-commerce que apresenta aplicativos que podem ser integrados à loja para otimizar o processo de vendas em sites que usam o dropshipping.
É possível, por exemplo, usar aplicativos que funcionam como processadores de pedidos de dropshipping para Aliexpress, como o Dsers e o Oberlo na Shopify.
Com eles é mais simples e eficiente conectar as vendas feitas na sua loja, com as plataformas dos fornecedores. Além de facilitar e automatizar os pedidos de produtos de acordo com as vendas no seu site, esses sistemas também avisam se um produto que você vende está sem estoque para que você pause suas campanhas.
Leia mais em: O que é Oberlo? Saiba a função dele para a sua loja de dropshipping Shopify
Criar sua loja virtual na Shopify é uma das formas mais fáceis de fazer dropshipping e conectar suas vendas com o Aliexpress.
Para conhecer mais vantagens e desvantagens de e-commerce e dropshipping, e ainda conhecer um modelo híbrido de vendas, indicamos que assista ao vídeo abaixo.
Como dissemos acima, os apps da Shopify facilitam muito as vendas em dropshipping. Por meio deles é possível oferecer produtos vencedores, encontrar fornecedores de qualidade, oferecer mais segurança para o cliente e melhorar o atendimento.
Leia também: Como minerar produtos de dropshipping para Shopify: melhores ferramentas
Além disso, aplicativos como Boleto Recovery e Parcelamento Installments auxiliam você a ampliar as taxas de conversão da empresa, gerando mais vendas para o negócio, seja um e-commerce tradicional ou dropshipping.
Conheça mais sobre o app Parcelamento Installments.
Entenda tudo sobre como recuperar boletos.
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