O que é gatilho mental e pra que serve no mundo do marketing? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os principais gatilhos mentais e como as empresas utilizam dessa estratégia para conquistar novos clientes.
Os gatilhos mentais são os estímulos que nosso cérebro recebe e são responsáveis por incentivar algumas tomadas de decisão.
Saber como utilizar estes gatilhos é uma excelente estratégia que as empresas usam para atrair clientes.
A maioria das nossas decisões não são totalmente racionais, ao contrário são sempre influenciadas pelas emoções despertadas de alguma maneira por esses gatilhos mentais.
Podemos chegar a conclusão que a melhor resposta para o que é gatilho mental é que são elementos que contribuem para decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente.
Gatilhos mentais fazem parte da natureza humana
Apesar de neste artigo estarmos falando sobre como funcionam os gatilhos mentais no mundo do marketing e de vendas, não se engane: gatilhos mentais fazem parte da natureza humana. Eles tem como objetivo automatizar cada decisão que tomamos durante o dia.
Imagina você se a cada decisão que você tem que tomar por dia você parar pra pensar?
A cada dia tomamos milhões de pequenas decisões que são automatizadas devido a esses gatilhos.
Mas como isso é utilizado no meio do marketing? Chegou a hora de mostrarmos para vocês algumas das estratégias que são aplicadas pelas empresas para acessar esse ponto do seu cérebro que acabam influenciando em sua vida.
Como é utilizado o gatilho mental para influenciar consumidores?
Agora que já respondemos o que é o gatilho mental no nosso dia a dia, chegou a hora de entender como isso pode ser usado como estratégia pelas empresas para atrair consumidores de maneira efetiva.
Existem alguns gatilhos mentais que são responsáveis por essa tal influência:
escassez
confiança
urgência
reciprocidade
autoridade
prova social
Esses são alguns dos diversos tipos de gatilhos mentais. Escolhemos 5 dos principais para nos aprofundar neste artigo.
Gatilho mental da escassez
Quem nunca teve aquela sensação de arrependimento por não ter comprado um produto, que depois acabou?
Ainda pensamos que da próxima vez não podemos perder a oportunidade, não é mesmo? Com isso acabamos comprando ou consumindo um produtos, pelo medo de perder. Por medo da sua escassez.
As lojas utilizam essas estratégias quando anunciam que o estoque está baixo, que restam apenas as últimas peças ou que não vão produzir mais o produto.
Gatilho mental da confiança
Construir uma relação de confiança com seu cliente é fundamental para a empresa cativar seu cliente, pois ninguém quer se machucar, arrepender ou se decepcionar não é verdade?
Isso não acontece apenas nas relações humanas, mas também na relação entre loja e consumidor. Assim, criar esse relacionamento próximo é imprescindível para cativar e conquistar o cliente.
Seja transparente e jogue limpo com seu consumidor, ele procura justamente empresas que pode confiar.
Gatilho mental da urgência
Muito parecido com o gatilho da escassez, esse gatilho mental usa o medo como principal fonte.
A principal diferença entre a urgência e a escassez está na relação com o tempo.
É gerada no cliente a sensação de que precisa de determinado produto o mais rápido possível, porque não dá pra viver mais sem ele. Quem nunca passou por isso, não é verdade?
Gatilho mental da reciprocidade
O gatilho da reciprocidade busca criar um sentimento no cliente de reconhecimento pela loja em que realizou uma determinada ação, seja compra ou cadastro, por exemplo.
Quem nunca ‘’ganhou’’ um produto ao realizar uma determinada compra ou cadastro em um determinado site?.
Um exemplo disso é ao comprar um jogo de panelas você recebe em troca um curso de culinária online, videoaulas etc.
Esse gatilho busca criar uma relação de gratidão do cliente por sua loja.
Separamos esse vídeo para te ajudar ainda mais, onde comentamos exclusivamente sobre o gatilho mental de reciprocidade e como utilizar para aumentar suas vendas:
Gatilho mental da autoridade
Você quer que as pessoas acreditem que sua loja é a melhor e que proporciona um diferencial em relação aos concorrentes?
O gatilho mental da autoridade busca justamente convencer o seu cliente que sua loja é melhor e está na frente de seus concorrentes.
Esse gatilho pode ser observado através da postura e da confiança de seus funcionários quando estão alinhados com o entendimento da empresa. Isso não se conquista apenas falando, mas sim demonstrando.
Gatilho mental da prova social
Quem não quer ter aquele tênis da moda que tal influenciador apareceu usando ? Ou a bolsa que a cantora famosa foi em tal festa ?
A busca por aprovação faz parte da nossa vida desde quando éramos crianças e não é diferente na fase adulta.
Nos sites sempre mostram o número de pessoas que gostaram do produto, não é verdade? E quem vai falar que isso não influencia na sua opinião ou na sua escolha ?
Esse gatilho mental pode ser usado de diferentes maneiras pelas lojas, mas sempre com o objetivo de garantir que ao adquirir o produto você será aceito perante a sociedade.
Além dos seis gatilhos mentais que falamos neste artigo, existem outros que também são utilizados para influenciar na hora de vender. São eles:
Porquê
Antecipação
Amor e conexão
Novidade
Aversão à perda
Relação Dor x Prazer
Curiosidade
Sedução
Significância
Se você tem uma loja virtual, pode contar com um app de escassez ou mesmo de urgência, para obter melhores resultados e automatizar a comunicação com os visitantes das suas páginas.
Além do app de escassez, outros aplicativos podem ajudar a ampliar as taxas de conversão da sua loja.
A plataforma de criação da loja virtual da Shopify oferece aplicativos que ajudam a otimizar a taxa de conversão de vendas do dropshipping, entre eles:
O Boleto Recovery é um app especializado em recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes. Por meio dele é possível automatizar a comunicação, com envio de SMS e e-mail para os clientes com boletos em aberto,
Já o app de parcelamento apresenta o valor total de um produto, o número de parcelas e o valor que deverá ser pago mensalmente em uma parcela a prazo. Isso torna o produto mais acessível e aumenta o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
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