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O Poder do Chatbot no Crescimento Sustentável de Empresas: Um Guia Completo

Autor Convidado

As mudanças e evolução são constantes, mas no quesito marketing parece que o tempo é ainda mais rápido e as inovações só crescem. A novidade do momento é o chatbot, e esse robozinho da comunicação tem se destacado, trazendo muitas vantagens para o atendimento e vendas.

Saiba como o chatbot pode auxiliar a sua empresa a crescer de forma saudável e como aplicar essa tecnologia de automação nas estratégias de comunicação do seu negócio.


Como o chatbot auxilia no crescimento da empresa

O chatbot é um robô que conversa de forma muito similar a humana com os leads e clientes que chegam até a sua empresa, esse atendimento imediato e 24h faz com que a experiência do usuário melhore, e como consequência o engajamento e as conversões aumentam.


Dessa forma, o chatbot proporciona um crescimento saudável para a empresa, uma vez que está relacionada a captação de leads, comunicação assertiva e atendimento ágil. E todos esses benefícios impactam positivamente nas vendas. Vamos explicar esses pontos no decorrer do texto.


Atendimento

O atendimento é o coração das vendas e fidelização de clientes, e para uma empresa crescer é preciso vender e também manter um bom relacionamento com os clientes, gerando fidelização. Afinal, conquistar um novo cliente é quatro vezes mais caro do que manter um cliente.

Quando o atendimento é ruim, demorado, rude e não demonstra preocupação na experiência do cliente, automaticamente impossibilita a chance de venda. Pois, ninguém compra e muito menos recomenda uma empresa onde não foi bem atendido, mesmo que a qualidade do produto ou serviço seja alta.


Assim, devido a automação do chatbot, o atendimento pode acontecer de forma imediata e 24h, independente do dia da semana ou feriado. Esse atendimento ininterrupto teria um custo altíssimo para a empresa se fosse feito por pessoas, mas com o uso do bot esse custo é anulado.

De forma resumida, o atendimento feito pelo chatbot impacta positivamente nas vendas, da seguinte forma:

⦁ agilidade nas respostas

⦁ atendimento 24h

⦁ resolução de dúvidas simples

⦁ lead ou cliente não espera para ser atendido

⦁ interação inteligente

⦁ respostas assertivas

⦁ automação personalizada que mantém a identidade da marca

⦁ captação de informações importantes sobre o lead, as quais direcionam o atendimento humano


Captação de leads

O chatbot pode ser utilizado para demanda recorrente de leads para o setor de vendas, e essa estratégia começa na captação de leads.

A captação de leads pelo chatbot ocorre principalmente por dois fatores, um deles é que as pessoas estão ligando cada vez menos, e as mensagens rápidas, como via Whatsapp, são o mais comum. As pessoas até mesmo desistem de entrar em contato caso não tenha um botão, link direto para contato, algo que esteja a apenas um clique de distância.

O segundo ponto em relação a captação de leads é que todos os leads que entram em contato com a sua empresa, automaticamente tem os dados de nome e telefone captados, o que agrega contatos a base de lead, gerando demanda recorrente ao time comercial.

Assim, direcionar as campanhas de captação de leads e de conversão em apenas um canal, como o Whatsapp com chatbot integrado é uma estratégia muito eficaz que deve ser aproveitada pela sua empresa.


Como utilizar o chatbot

O chatbot vai ser utilizado na automação das mensagens, assim, serão criados diálogos e gatilhos, e isso irá direcionar como o bot responde e interage com as pessoas que entram em contato com a sua empresa.

A estratégia de comunicação consiste na criação dos diálogos e na definição de quais gatilhos serão feitos. Vamos explicar no tópico abaixo sobre isso, e também sobre a importância dos fluxos de mensagens.


Criação de diálogos e gatilhos

Os gatilhos são palavras-chaves que ao serem lidas pelo bot, disparam uma resposta programada para aquele gatilho lido. Por exemplo, o gatilho “dúvida sobre X produto”, irá disparar um textinho explicativo sobre o uso do X produto.

E a criação de diálogos são possíveis conversas, indicando para o bot a mensagem de saudação, quais gatilhos utilizar e a programação das interações. Tudo isso deve ser criado, validado e testado pela sua empresa.

Testar todos os diálogos várias vezes é muito importante para validar a performance do bot, antes de ativar o chatbot para o público.


Fluxos de conversas

Outra ferramenta importante para complementar a estratégia de comunicação da sua empresa é o CRM, pois com ele é possível criar os fluxos de conversas. Assim como ocorre no e-mail, é possível criar uma linha de mensagens que serão enviadas para cada fluxo.

Essa organização permite uma comunicação assertiva e mais direcionada ao lead, o que aumenta as chances de interação e de conversão. Os fluxos podem ser criados conforme local de captação do lead, etapa do funil ou outra segmentação que fizer sentido para a sua empresa, como uma promoção ou evento.

Os fluxos são grupos de leads que tem uma linha de mensagem a serem enviadas com um determinado tempo entre uma e outra, por exemplo, a cada dois dias a sua empresa envia uma mensagem via Whatsapp.

Saber em qual etapa cada lead está é muito importante para direcionar os conteúdos, entregando as informações conforme o interesse do lead. Assim, os leads de topo recebem conteúdos de topo, os de meio conteúdos de meio, e assim por diante.


Organização e comunicação assertiva são peças fundamentais para engajamento e conversão.



Pontos base para aproveitar ao máximo o chatbot

Para aproveitar todas as vantagens que o chatbot pode oferecer é preciso se atentar para dois pontos base: união das estratégias de captação de leads e também organização da comunicação com o uso do CRM.


União das estratégias

As campanhas de captação de leads são feitas em vários canais, como redes sociais, site e até mesmo ações fora do digital. Mas, para potencializar as conversões no Whatsapp é essencial que todas as estratégias estejam unidas, direcionando o contato para um mesmo local, o Whatsapp.

Afinal, quantos mais leads chegarem até esse canal de comunicação onde está instalado o chatbot, mais leads entrarão no fluxo de nutrição, e como consequência mais leads vão converter, gerando vendas e crescimento saudável da empresa.


CRM

O CRM organiza e traz mais recursos para a estratégia de comunicação da empresa, como: criação de fluxos, criação de lembretes, organização dos leads, armazenamento automático dos leads, histórico de interação, métricas de mensagens recebidas e lidas, etc.

Invista em um CRM com integração com o Whatsapp, e até mesmo um CRM que já tenha chatbot de forma gratuita, como é o caso do Kommo CRM.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Kommo.


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30 Comments


artinfeby
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