Se a sua loja Shopify tem muitas vendas por boleto, isso pode significar que a sua loja não passa confiança ou o ticket médio dos produtos está muito baixo. Leia até o final e sabia o que pode ser e o que você pode fazer para melhorar.
Ah, você está lendo esse artigo mas ainda não criou sua loja online na Shopify? Nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.
Sabemos que o boleto é uma forma de pagamento muito popular no Brasil e já é esperado que o seu e-commerce tradicional ou dropshipping tenha vendas por boleto, mas será que é normal a sua loja Shopify ter muitas vendas por boleto?
Como já citamos no post Como recuperar boletos em sua loja Shopify, vendas por boleto é motivo de muita ansiedade aos lojistas, já que nem sempre a compra é concretizada, ou seja, o cliente compra mas não efetua o pagamento do boleto.
Essa questão aflige lojista do e-commerce tradicional mas, ainda mais, os lojistas que fazem dropshipping, onde grande parte das vendas tende a ser feitas por boleto.
Como saber se você está vendendo muito por boletos?
Uma forma simples de você ver se está vendendo muito mais por boleto, é pegar o total de vendas que sua loja online realiza e separar a porcentagem de vendas por boleto e por cartão de crédito. Se a porcentagem de vendas por boletos for maior que 40% ou 50%, talvez seja um momento para rever suas estratégias de vendas.
Se preferir consumir esse conteúdo em vídeo, assista abaixo o vídeo que fiz para o Canal Negócios em Mente:
Veja 2 possíveis motivos para a sua loja de dropshipping ou e-commerce tradicional Shopify ter muitas vendas por boleto:
• 1 - Sua loja é uma loja online iniciante que não passa confiança ou credibilidade ao cliente, fazendo com ele que tenha medo de colocar os dados do cartão de crédito.
• 2 - A sua loja tem muitos produtos com ticket mais baixo, ou seja, são produtos mais baratos. Isso faz com que os clientes prefiram pagar por boleto.
Saiba 3 coisas simples que você pode fazer para melhorar:
• 1 - Melhorar o layout da sua loja de forma que ela passe mais segurança aos seus clientes.
Uma forma fácil de fazer isso, é inserindo testemunhos e reviews reais de clientes satisfeitos. Além disso, é importante inserir selos de segurança e as bandeirinhas de pagamento no rodapé do site.
Veja um exemplo de loja Shopify que passa segurança ao cliente:
Obter o certificado SSL para o seu site é muito importante também. Quando você tem esse selo, o seu site fica com o cadeado antes da URL, veja:
Com mudanças, você passará mais segurança e credibilidade ao seu cliente.
• 2 - É fato que o uso de checkout transparente aumenta a conversão em vendas, pois diminui o número de etapas para o cliente efetuar o pagamento. Mas, quando você é uma loja nova e uma marca desconhecida, é preciso tomar muito cuidado ao usar o checkout transparente e deixar o layout meio estranho, de forma que o cliente desconfie.
Por vezes, se associar a marcas conhecidas como Mercado Pago, Pagseguro e outros gateways famosos, traz credibilidade ao seu checkout.
• 3 - Se a sua loja tiver produtos muito baratos, não quer dizer que você tem que subir o preço para incentivar a compra por cartão, pois isso é uma consequência e não uma obrigatoriedade. Significa que talvez seja bom você rever seu catálogo de produtos e ver a possibilidade de inserir produtos mais robustos. Ou então, estimular a compra de mais de um produto, fazendo com que o valor da compra fique maior e o cliente parcele ou pague por cartão de crédito
É possível zerar as vendas por boleto bancário?
Só seria possível se você deixasse de aceitar essa forma de pagamento, o que não é indicado. Quanto mais formas de pagamento você oferecer ao seu cliente, mais chances você tem de converter a venda.
Além disso, muitas pessoas pagam por boleto por não ter outra opção de pagamento. Isso porque em 2018, o número de brasileiros que não possuía conta em banco era de 60 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Se eu não posso zerar as comprar por boleto bancário, o que eu posso fazer?
Você pode tentar reduzir ao máximo possível. Para isso, você precisa aplicar todas as dicas citadas acima à sua loja e avaliar o seu público x tipo de produto que vende. Isso quer dizer que, dependendo do segmento de atuação, sua loja tende a vender mais por boletos se comparado à outros segmentos.
Diminuindo ao máximo as vendas por boleto, você tem que focar em recuperar essas vendas, ou seja, você tem que ter uma comunicação ativa e estimular que esse cliente pague o boleto bancário
Como eu posso recuperar boletos não pagos em minha loja Shopify?
Quando se está começando e a loja é nova, você até consegue fazer isso manualmente, enviando e-mails/lembretes constantes aos clientes. Mas isso te demandará tempo e disposição, já que terá que ter um cronograma e organização suficiente para detectar se o boleto já foi pago e determinar os períodos de envio de forma que não seja inconveniente.
Agora, se você já é um lojista um pouco maior, com mais vendas diárias, isso pode tornar um trabalho árduo e que ocupa muito o seu tempo.
Por isso, a melhor forma de recuperar boletos não pagos, é instalando o APP Boleto Recovery, um aplicativo desenvolvido para o mercado brasileiro e focado em recuperar boletos não pagos das lojas Shopify de forma automatizada - envio de lembretes via e-mail e SMS.
Para encontrá-lo, basta digitar “boleto” na busca da loja oficial da Shopify.
Você também pode fazer a instalação acessando diretamente o link do app:
O APP Boleto Recovery funciona de forma automatizada, ou seja, você integra o seu gateway/provedor de pagamento com o aplicativo, configura, personaliza da forma que desejar e depois o aplicativo faz tudo sozinho.
Escrevi um post recentemente que explica tudo de forma detalhada, sugiro que você leia para recuperar boletos em sua loja Shopify: Como recuperar boletos em sua loja Shopify
Um ponto importante:
Além de todos os pontos que citei ao decorrer deste texto, vale citar que ter muitas vendas por boleto, pode atrapalhar suas métricas. Quando você faz uma venda por boleto, por exemplo, no Facebook Ads, o algoritmo do Facebook vai entender que você vendeu, só que muitas vezes o cliente não paga esse boleto bancário. Então você está pagando o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) do anúncio, mas a pessoa na verdade não converteu, ou seja, vai ser um custo falso.
Seu custo de aquisição na verdade seria maior porque a pessoa está emitindo vários boletos, mas não necessariamente está efetuando o pagamento. Você pode estar pagando, por exemplo, 5 reais pelo custo de aquisição e achar ótimo, mas na real não está, pois pode não estar convertendo.
Dica extra para aumentar as vendas da sua loja Shopify!
👉 Aplicativo para mostrar o preço parcelado de seus produtos
Espero ter te ajudado e, se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua dúvida nos comentários :)
Até breve,
Rodrigo
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