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Indicadores de performance de um time de e-commerce: 10 métricas para monitorar e garantir o sucesso

Atualizado: 2 de jun. de 2022


Você tem ideia sobre quais são os principais indicadores de performance de uma empresa de e-commerce?

Para que a sua loja virtual seja um sucesso de vendas, é extremamente importante que você mensure e monitore o desempenho das estratégias adotadas.

Nesse sentido, existem ferramentas que vão te ajudar a avaliar o resultado de diferentes aspectos do seu comércio online. Estamos nos referindo aos KPIs - Key Performance Indicators.


Os KPIs são métricas que possibilitam medir a efetividade das estratégias de negócio e verificar a necessidade de ajustes, os quais passam a ser feitos com base em dados concretos e não em meros achismos.


Neste artigo, vamos mostrar quais são os 10 indicadores de performance de um time de e-commerce que você não pode deixar de acompanhar:

  1. Visitantes no site da loja;

  2. Tráfego de visitantes únicos e recorrentes;

  3. Páginas mais visitadas no site da loja;

  4. Páginas de saída;

  5. Taxa de rejeição;

  6. Taxa de abandono do carrinho;

  7. Taxa de conversão;

  8. Ticket médio;

  9. Lifetime Value;

  10. Custo de Aquisição de Clientes.

Antes de conhecer os indicadores de desempenho para e-commerce, que tal umas dicas de como criar os seus KPIs?


Então, confira este vídeo, da Siteware:




Indicadores de performance de um time de e-commerce: quais implementar?

Os indicadores de performance de uma empresa de e-commerce devem ser encarados como grandes aliados.


Essas ferramentas vão orientar suas tomadas de decisão, as quais tendem a ser mais assertivas quando embasadas nos resultados dos KPIs.

Sendo assim, confira a seguir quais indicadores de performance de um time de e-commerce você deve implementar.


1 - Visitantes no site da loja

O primeiro KPI da nossa lista de indicadores de performance de uma empresa de e-commerce se refere ao total de visitantes que o site da loja virtual recebe.

Monitorar o tráfego de visitantes é importante para entender se há necessidade, por exemplo, de aprimorar as estratégias de marketing digital.


2 - Tráfego de visitantes únicos e recorrentes

Esse segundo indicador busca medir quantas pessoas visitam seu site apenas uma vez e quantas retornam de forma recorrente para analisar os produtos, monitorar os preços e se informar. Por meio desse KPI, fica mais fácil segmentar as estratégias de marketing digital.


3 - Páginas mais visitadas no site da loja

Conhecer as páginas mais visitadas da sua loja virtual é importante para entender quais produtos chamam mais atenção dos visitantes. Assim, você poderá orientar suas estratégias comerciais com base no interesse dos visitantes.


4 - Páginas de saída

Esse indicador mostra em quais páginas os visitantes costumam desistir da navegação no site da sua loja. De posse desse dado, você poderá entender o que motiva o visitante a sair do site justamente nessa página e fazer as alterações necessárias para tentar retê-lo.


5 - Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um indicador que mostra quantos visitantes não foram além da página inicial do site do seu e-commerce.

Se esse número estiver muito alto em relação ao total de visitas em um determinado período, é sinal de que você precisa fazer algumas mudanças para tornar sua página inicial mais atraente e amigável.


6 - Taxa de abandono do carrinho

Esse indicador se refere à quantidade de potenciais clientes que selecionaram alguns produtos da sua loja mas que, na hora finalizar a compra, abandonaram o carrinho e não concluíram o processo.

Os motivos para esse comportamento são diversos, como dificuldade para fazer o checkout, frete alto, falta de clareza sobre o processo de entrega, entre outros.


7 - Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos mais importantes indicadores de performance de um time de e-commerce.

O cálculo é feito a partir da relação entre o total de visitantes e compras efetivadas durante um período específico de análise.


8 - Ticket médio

Outra métrica fundamental para lojas virtuais é o ticket médio. Basicamente, ele mostra quanto cada cliente trouxe de receita para o caixa do seu e-commerce.

O cálculo é feito a partir da divisão do faturamento bruto da sua loja virtual pelo total de clientes que compraram na sua loja em um determinado período.


9 - Lifetime Value

Já o Lifetime Value é um indicador que mede quanto, em média, cada cliente gera de receita para a empresa durante todo o tempo de vida do relacionamento dele com o seu e-commerce.

Para calcular o LTV, basta multiplicar o ticket médio x número de vezes que as vendas se repetem x tempo de retenção do cliente.


10 - Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes - CAC - mostra quanto a empresa precisou investir, em média, para adquirir cada um de seus novos clientes durante um detreminado período específico.


Vale lembrar que o CAC nunca deve ser superior ao Lifetime Value. Caso contrário, a empresa ficará no prejuízo.


Lembre-se que ter uma planilha de indicadores ou um software para acompanhamento dos KPIs é essencial para fazer uma gestão baseada em dados.


Bom, esses são os 10 principais indicadores de performance de um time de e-commerce. Implemente esses KPIs e acompanhe de maneira mais eficaz o desempenho de suas estratégias.


E se você tem dúvidas de como fazer a gestão de indicadores de desempenho do seu negócio, confira mais este vídeo, ele pode ajudar você, nessa hora:



Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.


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