Dropshipping nacional é uma estratégia de logística dentro do comércio eletrônico, que permite que uma loja virtual faça vendas sem a necessidade de manter um estoque. Ao receber a compra de um cliente a loja encaminha o pedido para o fornecedor, que por sua vez faz a entrega no endereço do cliente. No dropshipping nacional os fornecedores estão no Brasil e não em outras parte do mundo. Entenda melhor o que é dropshipping nacional, a seguir.
O dropshipping é uma estratégia de logística que gera maior escala para negócios virtuais. Com ele não é necessário manter um estoque e suas encomendas junto aos fornecedores são realizadas sob demanda. Ou seja, você só faz um pedido ao fornecedor quando uma venda é realizada.
Entre os benefícios desse modelo de logística podemos citar:
a possibilidade de manter um capital de giro menor para a manutenção do negócio,
diminuição dos custos com armazenamento de produtos,
a compra a partir da demanda evita que seu negócio fique com estoque parado, o que significa o mesmo que dinheiro parado,
aumenta a escalabilidade do negócio e mais.
Para o cliente da loja virtual o processo de compra é o mesmo que o realizado em qualquer outro e-commerce. Muitos clientes nem sabem que estão comprando em uma loja com logística de dropshipping.
O consumidor entra na sua loja, escolhe o produto, faz o pagamento e dentro do período combinado ele irá receber o produto em casa.
Já para o lojista algumas coisas são bem diferentes, entre elas não precisar ter um estoque.
O envio do produto, ou seja, a logística de entrega, é feita direto do fornecedor para o cliente.
É claro que o dropshipping para funcionar precisa de algumas integrações que garantem, por exemplo, que você seja informado para parar de divulgar um produto que não está mais a venda no fornecedor.
Além disso, existem muitas funcionalidades já prontas que permitem o processamento de pedidos de dropshipping junto a fornecedores como o Aliexpress.
O Aliexpress inclusive é um dos principais canais de acesso a fornecedores de dropshipping do mundo, atendendo muito bem ao mercado brasileiro.
Devido a variedade de produtos, o custo das mercadorias e a adaptação simples à logística do dropshipping, as empresas internacionais se tornaram preferência entre os empreendedores brasileiros que controlam negócios online. Entretanto, devido a variados fatores, a busca por entender o que é dropshipping nacional é cada vez mais comum.
Dropshipping Nacional: o que é?
Como falamos acima, o dropshipping nacional é basicamente a mesma coisa que o dropshipping internacional, a diferença é o local de onde o produto é enviado e comprado.
No dropshipping nacional os fornecedores estão no Brasil e o principal benefício desse modelo é a rapidez da entrega. Além disso, os produtos comprados estão em Real e não em Dólar. Isso torna o Dropshipping nacional mais interessante quando a cotação está muito alta.
Diferente do contato com fornecedores internacionais, o modelo nacional oferece um prazo de entrega menor podendo ser menor que 10 dias na casa do comprador, dependendo da região.
Como funciona dropshipping nacional?
É importante observar algumas diferenças de funcionamento entre o modelo nacional e o internacional.
Os fornecedores no modelo interno ainda estão se adaptando ao sistema logística do dropshipping.
Alguns ainda não oferecem, por exemplo, o sistema de entrega direto para o cliente. Exigindo que você cuide da entrega.
Além disso, ao entender o que é dropshipping nacional é importante considerar outros aspectos como:
margem de lucro menor: em comparação, por exemplo, a produtos da China sua empresa é capaz de conseguir uma maior margem de lucro. No dropshipping nacional há uma certa limitação, mesmo com o custo sendo cobrado em valores de atacado,
menor variedade de produtos: mais uma vez, se comparado ao volume de produtos que você tem acesso ao fazer dropshipping no Aliexpress, no mercado nacional as opções são mais reduzidas, mas muitos fornecedores aceitam negociações quando o tempo de parceria é longo,
Um outro fator a observar ao fazer o dropshipping nacional é entender adaptações ao modelo que são propostas por alguns fornecedores. Por isso, entre em contato com a empresa com a qual deseja estabelecer a parceria e alinhe o modelo de trabalho.
Leia também: Como minerar produtos de dropshipping para Shopify: melhores ferramentas
Mesmo com todas essas questões, o dropshipping nacional se mostra bastante eficiente (mesmo estando longe de competir de igual para igual com o dropshipping om a China, por exemplo). Para conferir alguns resultados atuais do modelo assista ao vídeo abaixo.
Como encontrar fornecedores de dropshipping nacional?
Mesmo ainda correndo atrás da experiência de outros mercados, bons fornecedores brasileiros já estão despontando no mercado. Para encontrá-los o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa:
no Google,
visitar grupos de dropshipping do Facebook (os participantes costumam divulgar alguns fornecedores),
acessar o site de seus concorrentes para descobrir fornecedores.
Pesquise por fornecedores que atuam com produtos do setor que você deseja atender e entre em contato para firmar uma parceria e saber como funciona o trabalho com ele.
A seguir selecionamos alguns fornecedores que atendem o que é dropshipping nacional, confira:
Loja Rosa Tropical (moda praia);
PedCell (acessórios para celular);
Empório Bags (bolsas e acessórios);
Lux Joias (joias);
GearBest (produtos eletrônicos e artigos fitness);
Kaisan (moda feminina e fitness), entre outros.
Use as ferramentas certas para otimizar as conversões
Para quem já tem um negócio baseado em uma logística de dropshipping ou tem uma loja virtual com estoque, é fundamental criar ações que se concentrem em ampliar as conversões do negócio.
Parece óbvio, mas muitas empresas estão mais preocupadas em trazer novos usuários para a página do e-commerce, do que converter os que já acessaram a plataforma e até encheram os carrinhos, mas os abandonaram.
Alguns aplicativos podem te ajudar a mudar essa realidade como o APP Boleto Recovery e o APP Parcelamento.
O APP Boleto Recovery integra o seu gateway de pagamento, configura e deixa que o app funcione de forma automatizada no acompanhamento de cada venda, relembrando o cliente de realizar o pagamento dos boletos.
Já o APP Parcelamento mostra o valor parcelado dos produtos da sua loja, tornando as informações mais transparente, gerando segurança e incentivando a compra. Conheça mais no banner abaixo.
Quer continuar aprendendo sobre negócios online? Acesse nosso artigo, “Produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify: como descobrir e como proteger a sua loja”.
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