O mercado de dropshipping vem atraindo cada vez mais empreendedores, no entanto esse é um modelo de negócios relativamente recente e em constante evolução. Separamos neste artigo cinco dicas fundamentais que todo dropshiper de sucesso deve saber.
O que é um dropshiper?
Antes de partirmos para as dicas, primeiro é preciso definir o que de fato é um dropshiper.
Em resumo trata-se de um empreendedor que possui um e-commerce na modalidade de dropshipping.
Por sua vez, o dropshipping é uma forma de vendas sem estoque que tem ganhando adeptos por demandar um baixo investimento inicial e exigir uma menor burocracia quando comparado com um e-commerce tradicional, por exemplo.
Funciona assim, você cria uma loja virtual, vende produtos de outros fornecedores e a cada venda efetuada no seu site, o seu fornecedor é quem fica responsável em fabricar, separar e enviar o produto em seu nome, direto para o endereço do seu cliente.
Os ganhos do dono do e-commerce são em cima da margem de lucro que ele mesmo estabelece sobre o valor pago ao fornecedor pelo item, quando o mesmo é comprado por um cliente.
Entendido o que é dropshipping, seguimos para as dicas que os donos desse tipo de loja precisam conhecer. Confira, a seguir.
5 dicas para um dropshiper ter sucesso em seu negócio virtual
Agora que você já sabe o que é um dropshiper e como funciona a mecânica do dropshipping, vamos às 5 dicas para ter sucesso no seu negócio e alcançar resultados altos de vendas.
1. Aprenda a como minerar os produtos
Toda loja de dropshipping de sucesso precisa passar por um processo de mineração de produtos. Essa mineração ocorre quando você procura entre os diversos fornecedores aqueles produtos com maior potencial de venda.
No geral, existem dois tipos de produtos quando falamos de dropshipping:
Produtos vencedores: são produtos que tem uma saída muito grande, geralmente são tendências que, quando identificadas e bem exploradas, podem render as famosas vendas de 6 dígitos;
Produtos consolidados: trata-se de produtos que não tem um patamar tão elevado de venda, mas que mantêm uma certa constância. Eles não vão ter números tão impressionantes, mas dificilmente terão quedas abruptas.
O ideal aqui é fazer uma mescla de tipos de produtos, busque sempre manter produtos consolidados para garantir um certo nível de vendas, mas sempre esteja atento às tendências e acompanhe os especialistas para trazer produtos vencedores ao seu site.
Para saber mais sobre como trabalhar com produtos vencedores, veja o vídeo abaixo:
2. Tráfego pago
O tráfego pago representa os visitantes que você leva para o seu site através de anúncios patrocinados do Google, Facebook Ads e até TikTok Ads.
Quando se trata de dropshipping é essencial que você saiba fazer esse tipo de anúncio para aumentar a visibilidade do seu site.
No geral, os sites que trabalham com e-commerce são novos e pouco conhecidos, por isso, dificilmente chegarão até o público de maneira orgânica, por isso, os anúncios pagos são essenciais para as conversões.
Sobre o assunto indicamos que assista ao vídeo abaixo.
3. Copywriting para e-commerce
Outra dica importante é conhecer e estudar técnicas de copywriting para ecommerce.
Esse tipo de técnica consiste em uma forma de escrever que busca conduzir o leitor a uma ação, que pode ser a compra de um produto, a visita de um página ou o preenchimento de um formulário.
Essa estratégia usa de gatilhos mentais que ativam certas reações nas pessoas e aumentam a chance do tráfego pago ter sucesso.
É uma ótima forma de otimizar seus anúncios e a descrição dos seus produtos.
4. Atendimento ao cliente
O atendimento é um dos pontos mais valorizados pelos consumidores, tendo o poder de fidelizar clientes quando bem feito ou de afastá-los e queimar a reputação da sua loja quando mal feito.
Segundo uma pesquisa da Accenture, cerca de 66% dos clientes tendem a trocar de marca após uma única experiência negativa. Ou seja, dois terços dos seus clientes não vão comprar mais de você se forem mal atendidos, por isso, o atendimento é outro ponto essencial.
Para aprimorar isso vale a pena apostar em integrações e aplicativos que possam agilizar e melhorar o seu atendimento como apps para:
configurar chatbot,
automatizar Whatsapp,
ferramentas para gestão de e-mail marketing.
5. Gestão Financeira
Por fim, um dos erros mais comuns dos dropshippers é pensar que, por não precisar se preocupar com fabricação, estoque, funcionários e etc., não é preciso ter uma gestão financeira.
É essencial ter o controle dos seus gastos, principalmente para conseguir fazer o cálculo correto da sua margem de lucro.
Muitos empreendedores apenas subtraem o preço de venda final do preço que o fornecedor cobra, mas isso é um erro pois existem sim outros gastos como:
hospedagem do site;
plano pago para plataforma de ecommerce;
aplicativos pagos;
taxa mensal dos gateways de pagamento;
custos com anúncios patrocinados;
contratação de serviço terceirizado (atendimento, designer e etc.).
Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de calcular o quanto de fato sobra para você na operação. Para saber mais sobre como fazer esse cálculo corretamente, veja o vídeo abaixo:
E aí, entendeu o que é e o que você precisa para ser um dropshiper? Pronto para começar a se tornar um?
Sabemos que começar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.
Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
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