Promover marcas nas redes sociais é algo muito almejado, mas é preciso mais do que postagens para fazer um usuário se interessar pelo seu negócio. Uma das principais técnicas usadas pelos influenciadores é o copywriting para Instagram, veja como funciona essa técnica.
O que é copywriting afinal?
Antes de mais nada é preciso esclarecer que falamos de copywriting e não de copyright, que tem o significado de direitos autorais, apesar de parecidos os termos não tem nenhuma relação.
O copywriting para Instagram, Facebook, blog e demais mídias tem um significado de “escrever palavras para vender produtos”. Bem explicativo, não é mesmo? Já o copywriter, é o profissional que produz conteúdo escrito para atrair o cliente até a conversão.
O conceito como conhecemos é recente, mas essa técnica já era usada em jornais no século XVII para atrair leitores e fidelizá-los. Com o avanço digital essa técnica surge com muita força nas estratégias de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.
No final, estamos falando de um conjunto de técnicas de vendas e marketing para e-commerce, utilizadas para atrair e reter a atenção do usuário, de modo que ele fique interessado até o final do conteúdo e chegando lá queira saber mais, é quando entra o CTA (call to action) que é a chamada para ação. Quando o cliente clica no CTA, ele avança na jornada de compra.
Como usar o copywriting para o Instagram?
Essa técnica de persuasão deve ser utilizada sempre, mesmo em postagens mais comemorativas ou sem muito apelo comercial, é possível (e necessário) para manter seus usuários interessados e reforçar a sua marca.
É preciso sempre escrever de forma convidativa, usando uma linguagem coerente com a persona do e-commerce e mostrar empatia.
Só assim, o usuário do Instagram sentirá valor naquilo que você está falando, caso contrário, é pouco provável que ele leia até o final seu material ou seja impactado por ele, a ponto de agir.
Para entender melhor como isso pode ser aplicado na prática, vamos para algumas dicas importantes para que as suas postagens tenham um apelo maior e mais envolvimento do público com a sua marca.
5 dicas essenciais de copywriting para Instagram
Agora que você já entendeu o que é copywriting para Instagram, vamos para algumas dicas valiosas para você aplicar nas suas postagens e começar a atrair e reter mais clientes.
1. Sempre foque na persona
Um dos conceitos básicos que qualquer estratégia de Inbound Marketing é criar conteúdos focados na persona. Não adianta fazer postagens aleatórias sem conhecer de fato o seu público, do que ele gosta, do que não gosta, quando gosta e etc.
Isso vai impactar muito a forma que você faz o copywriting para Instagram, desde o tom que você vai colocar no texto, a linguagem que você vai usar até a forma de abordagem.
2. Use gatilhos mentais
Outra técnica interessante são os gatilhos mentais, eles são utilizados para persuadir e influenciar os usuários a realizar uma ação, acionando a parte comportamental e psicológica deles.
São alguns “macetes” para induzir alguém a comprar de forma instintiva, apelando para aspectos emocionais. Veja os principais para usar no Instagram:
Escassez: busca mexer com o senso de urgência das pessoas, aqui é importante se mostrar como uma grande oportunidade com frases como “últimas unidades” ou “50% de descontos para os 100 primeiros''.
Autoridade: as pessoas tendem a seguir quem elas consideram referência, por isso, aqui você pode usar seu texto para mostrar sua marca como uma especialista no seu ramo destacando prêmios, marcas e recordes, por exemplo.
Prova Social: aqui você “mexe” com a sensação de pertencimento, por isso, utilize o perfil dos seus clientes ou a quantidade de pessoas que já compraram para gerar essa proximidade com o usuário.
3. Seja objetivo, mas não genérico
O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos, por isso, uma parte pequena da sua audiência vai de fato parar para ler a legenda da postagem, se ele for muito longa então, esqueça, quase ninguém irá ler até o fim.
Por conta disso, é preciso ser mais direto ao ponto, mas cuidado para não ser genérico, é preciso que a imagem da postagem também seja sugestiva, dessa forma o usuário é convidado a continuar na interação.
É nesse momento que você precisa fisgá-lo, para isso é preciso que as três primeiras linhas sejam algo impactante, que resuma o que você vai dizer, mas sem entregar tudo. Depois vá usando técnicas de storytelling para conduzir o leitor a ler até o final.
4. Use cases de sucesso
Uma das formas de gerar autoridade a sua marca é mostrando histórias de clientes satisfeitos. Isso é uma excelente forma de mostrar na prática como o seu produto solucionou os problemas daquelas pessoas.
5. Incentive a interação
Quanto mais interação e comentários suas postagens tiverem, mais o algoritmo do Instagram irá mostrá-las. Por isso, aposte em publicações com perguntas logo de cara ou no final do texto para incentivar os usuários a interagir com a sua marca.
Vale a pena também criar uma persona para empresa, veja a Netflix, por exemplo, a marca se tornou quase que uma entidade. Ela atua nas redes como se fosse de fato uma pessoa e deu muito certo.
Continue lendo sobre o assunto no artigo, “Marketing digital no Instagram: 8 dicas e ações obrigatórias”.
E aí conseguiu entender o que é copywriting para instagram e como usar? Se ainda ficou com alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo. Nele respondemos muitos questionamentos sobre como montar a copy perfeita.
Se você tem uma loja virtual e tem interesse em encontrar esse tipo de parceria para promover seu negócio nas redes sociais, também vale a pena conhecer o app. Além disso, a Apps Ecommerce possui algumas outras opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:
O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.
Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.
Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.
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