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Copywriting para afiliados: o que é, como fazer e passo a passo

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Copywriting é a arte de escrever com o objetivo de convencer alguém a fazer algo. No caso do copywriting para afiliados, o objetivo é fazer com que um usuário clique no link do produto ou serviço que você está apresentando e faça uma compra.


Parece difícil convencer alguém a fazer uma compra apenas usando conteúdo, não é mesmo?


Mas, afinal, as empresas fazem isso todos os dias. Seja com as campanhas de TV, por e-mail marketing, os anúncios que pipocam nas redes sociais ou nos canais que navegamos.


O objetivo de cada palavra usada e de cada elemento inserido é contribuir para a decisão de compra.


Seja um texto escrito, um conteúdo audiovisual, tudo isso contribui para levar os usuários de um ponto A a um ponto B. Da leitura daquele material até a compra de um produto ou serviço.


E se as grandes, médias e pequenas empresas usam essa técnicas, porque você não pode fazer o mesmo para alavancar seu trabalho como afiliado?


Copywriting para afiliados: o que é?

Como dissemos acima, copywriting é um conjunto de técnicas usadas para atrair o público com o qual deseja se comunicar, e incentivar ele que ele haja de acordo com o objetivo daquela mensagem.


No copywriting para email marketing por exemplo, o objetivo é convencer o lead a clicar no CTA que é apresentado.


Na página de um produto o copywriting para e-commerce tem como objetivo fazer o cliente clicar em “comprar”.

No copywriting para afiliados, o objetivo é persuadir as pessoas, convencê-las a fazer uma compra. Mas, como?


Separamos algumas dicas, a seguir!


Como fazer copywriting para afiliados?

Colocando o passo a passo do copywriting em prática, você vai conseguir ampliar as suas vendas como afiliado, por isso, fique atento a elas para ter melhores resultados.


1. Conheça o produto que você está vendendo

Muitos afiliados não se preocupam com essa etapas, mas fato é que é muito mais fácil vender algo que você conhece, sabe como funciona e entende qual é a utilidade e diferenciais.


2. Persona do produtos

Consumidores compram produtos ou serviços que acreditam que vão resolver parte dos problemas que possuem.


Por isso, para criar um conteúdo que realmente atraia esses potenciais clientes, é necessário entender quais são essas dores e desejos e como o produtos ou serviço vendido vai atender a essa demanda.


Dessa forma, você pode criar um conteúdo que “coloque o dedo na ferida” e faça o usuário agir.

3. Crie conteúdo relevante

Evite ser apenas comercial e tente ser relevante. Fale sobre assuntos que estão em torno dos produtos vendidos e busque a atenção e quem se identifica com esse material.


4. Atenção especial aos títulos

Temos o terrível comportamento de julgar o livro pela capa, ou pelo título, por isso capriche nas primeira palavras que você apresenta ao leitor e garanta que elas vão gerar um impacto necessário para que ele continue com você, seja por meio de um clique ou na conclusão do compacto apresentado.

5. Tenha ao seu lado provas sociais

Contar sobre a experiência de outras pessoas com o produto que você está oferecendo é uma importante “arma” para gerar confiança e estímulo à compra. Por isso use esse tipo de informação para gerar conteúdo relevante e tirar dúvidas a persuadir.

6. Gatilhos de urgência e escassez

Provas sociais são gatilhos mentais, outros dois importantes são a urgência e a escassez, saber usá-los vai contribuir para a sua estratégia de copywriting para afiliado, garantindo que o leitor tome atitudes mais imediatas em busca de alguma vantagem.

7. Indique uma ação clara

Por fim, o usuário deve saber exatamente o que fazer: se inscrever, comprar e clicar? Qual é a ação que ele teve naquele momento? Indique claramente e não espere que ele descubra sozinho.

8. Imposto de renda

Mesmo atuando como afiliado pessoa física, lembre-se de sempre estar com a sua situação fiscal regularizada, para mais detalhes: Imposto de renda para afiliados pessoa física.



Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


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Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


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