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Como vender produto físico sendo INFLUENCIADOR: 6 passos simples e eficazes

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Segundo a pesquisa da Influencer Marketing Hub, 63% das empresas pretendem aumentar seu orçamento de marketing de influenciadores e se você deseja aproveitar essa tendência e se tornar um influenciador parceiro, este artigo foi feito para você. Afinal, como vender produto físico sendo influenciador digital?

Foi-se o tempo em que apenas influenciadores digitais com dezenas de milhares de seguidores podiam ganhar dinheiro com o compartilhamento de conteúdo.

Um estudo feito e divulgado pela Statista mostrou que, em junho de 2021, 49% dos influenciadores brasileiros do Instagram tinham entre cinco e 20 mil seguidores. Aproximadamente 8% tinham mais de 100 mil seguidores e apenas 1% mais de um milhão.

Além disso, o maior engajamento acontece em perfis que possuem entre mil e 5 mil seguidores.

Logo, é sim possível que você, mesmo iniciando o trabalho como influenciador, chame atenção de marcas que desejam divulgar os produtos delas para a sua audiência.

Mas, como vender produto físico sendo influenciador? E mais, como encontrar empresas que desejam contratar seu trabalho? Continue lendo e descubra!

Como vender produto físico sendo influenciador?

Confira nossas dicas e aprenda como vender produto físico sendo influenciador digital:


  1. Escolha o canal em que você via atuar

  2. Defina os temas que vai abordar

  3. Comece a produzir conteúdos relevantes

  4. Busque por engajamento

  5. Diversifique seus estilos de postagens

  6. Encontre empresas interessadas em você


Entenda como colocar cada um desses passos em prática, a seguir!


1. Escolha o canal em que você via atuar


Instagram e Youtube são os canais que, atualmente, chamam mais atenção quando o assunto é iniciar uma carreira de influenciador digital .


Entretanto, fique sempre atento a outros canais para identificar se o assunto que você aborda tem espaço em outras plataformas.


É comum o surgimento de novos canais e você deve estar por dentro do que acontece no seu nicho.


Você pode escolher mais de um canal para começar, mas lembre-se que a produção de conteúdo dá trabalho, logo, é melhor começar bem em um canal do que mais ou menos em vários!


2. Defina os temas que vai abordar


Junto com a definição dos canais em que você vai atuar, é importante a escolha do tema ou temas que vai abordar.


Se você tem dúvidas sobre o que falar é hora de conhecer mais sobre você mesmo. Quais são seus hobbies? O que você gosta de fazer? Quais as suas habilidades? Qual é a sua formação? Com o que você trabalha? O que você estuda?


Tudo isso vai te ajudar a identificar temas que podem ser abordados por você, contribuindo para organizar um calendário de publicações.


Além disso, os temas vão te ajudar a se conectar com pessoas que tenham interesse no mesmo assunto e que podem começar a te seguir por se identificarem com o que você tem a falar.


Isso sem contar que as empresas, ao buscarem influenciadores parceiros, pesquisam por perfis que abordem temas relacionados ao nicho de mercado do produto que elas vendem.


Logo, essa deve ser uma preocupação relevante para quem deseja aprender como vender produto físico sendo influenciador.


Leia também: Persona no e-commerce: o que é, importância e como criar?


3. Comece a produzir conteúdos relevantes


A produção de conteúdo relevante, que seja interessante, criativo, diferenciado, é o que vai atrair seguidores e gerar engajamento para os perfis que você gerencia.


E no final, são esses fatores, audiência e engajamento, que vão contribuir para que você realmente desperte o interesse por parte das empresas, em iniciar uma parceria comercial.


4. Busque por engajamento


Como citamos acima, a busca por engajamento é vital para quem deseja ser um influenciador digital de sucesso, mesmo que a nível regional ou local.


Engajamento, de forma geral, pode ser entendido como as interações de usuários nas suas páginas e vão desde curtidas e comentários, até compartilhamento, respostas às perguntas que você faz nos seus canais e mais.


Como estamos falando de redes sociais, onde o objetivo é criar relacionamento, o engajamento é um fator predominante para medir a sua influência em relação ao público que te acompanha.


5. Diversifique seus estilos de postagens


Stories, ao vivo, feed, IGTV, são alguns dos exemplos de formatos e estilos de conteúdo que você pode - e deve - usar e abusar para gerar conteúdo e estimular engajamento.


Uma das formas de fazer isso de maneira estratégica é criando um calendário de publicações que vão te ajudar a se organizar e planejar conteúdos mais interessantes e criativos para cada formato.


Com essas cinco dicas você vai ter um perfil interessante, com um público e nicho definidos, que têm alcance e engajamento.


Essa combinação te coloca em local de destaque para se tornar parceiro comercial de marcas interessadas em atingir o público com o qual você interage e ao qual influencia. Mas, falta ainda uma etapa importante no processo de como vender produto físico sendo influenciador: onde encontrar empresas parceiras? É sobre isso a nossa próxima dica!


6. Encontre empresas interessadas em você


No estudo realizado na parceria entre Tapinfluence e Altimeter, foi descoberto que 69,4% dos influenciadores escolheram seguir esse caminho para que pudessem ganhar receita, ou seja, para ganhar dinheiro. Se você chegou até aqui, é porque, provavelmente, faz parte desse grupo.



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