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Como vender na Shopify: da criação à otimização da sua loja

Atualizado: 15 de set. de 2022

A Shopify é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, e aprender como vender na Shopify pode ser o início do seu sucesso empresarial.


Segundo o site da Shopify atualmente mais de 1.000.000 lojas em 175 países estão cadastradas na plataforma, e juntas fizeram mais de US$200 bilhões em vendas.


Em 2020, todos os recordes de vendas online foram batidos. É claro que a pandemia teve impacto sobre esses resultados, mas fato é que o comércio eletrônico não para de crescer e esse é um movimento de anos.


Em 2020, o número de transações cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. E esses são apenas alguns números para que você entenda que iniciar um negócio online vale a pena, sim!


Entretanto, para ter sucesso com a sua loja virtual, é fundamental contar com ferramentas que vão tornar o seu dia a dia mais fácil.


Quando as vendas online começaram, quem quisesse ter uma loja precisava criá-la do zero, contratando profissionais de TI, designers e programadores. Hoje essa não é mais a realidade.


As plataformas de e-commerce oferecem um sistema simples e intuitivo, pronto para ser personalizado, que mesmo quem não entende nada de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento pode mexer e iniciar seu negócio online.


É essa a proposta da Shopify, uma empresa canadense que nasceu em 2004 e se transformou em uma das gigantes do mundo todo.


Como criar uma loja na Shopify?


O primeiro passo de como vender na Shopify é criar uma conta na plataforma. Nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


  • Acesse o site da Shopify e clique em começar,

  • preencha seus dados como nome, e-mail e nome da loja,

  • após a conclusão do cadastro sua loja já estará criada com o domínio “nomedaloja.myshopify.com”. É possível editar seu domínio para que ele não tenha o “myshopify.com”, para isso será necessário comprar um domínio em plataformas como GoDaddy ou Registro.Br, e fazer a integração com a sua loja (você não precisa fazer isso agora),

  • Escolha o tema da sua loja virtual.


Pronto, sua loja está criada e você poderá testá-la por 14 dias gratuitos. Se depois desse período você quiser continuar com a sua loja, poderá fazer a assinatura por cartão de crédito.


Os passos iniciais que listamos acima vão te ajudar a criar a sua conta e dar os primeiros passos, mas é preciso que você configure sua loja, por exemplo, personalizando as páginas de acordo com a identidade da loja, sua logomarca, nome e cores que deseja usar, bem como configurar as opções de pagamento que serão oferecidas a seus compradores.


Pode parecer complexo demais, mas não é, então não desista. No vídeo abaixo você tem acesso a um passo a passo bem didático de como conectar um domínio próprio, personalizado, no estilo “.com.br” à sua loja na Shopify e também como configurar opções de pagamento, por meio da escolha de um gateway de pagamento que a Shopify suporta.



Com tudo isso configurado vamos ao cadastro de produtos. Para isso vá ao menu lateral da área administrativa da sua loja e clique em Produtos > Adicionar produto.

Nos locais indicados preencha informações dos produtos como:

  • nome do produto,

  • descrição,

  • imagens,

  • preço,

  • estoque,

  • variantes (por exemplo, cores e tamanhos), e mais.

Essa forma de edição dos produtos da loja Shopify deve ser realizada por quem deseja ter um modelo mais tradicional de e-commerce, ou seja, para quem tem um estoque dos produtos e realiza a venda desse estoque.


Uma outra resposta para como vender na Shopify é a opção por dropshipping.


Mas, antes de falarmos sobre esse modelo de vendas, é importante saber cadastrar produtos em sua loja nova.


Lembre-se de cadastrar as opções de entrega e frete. Viste o menu Configurações > Frete e Entrega para determinar as condições de frete e entrega de seus produtos como:

  • taxas de frete gerais e personalizadas,

  • condições especiais de frete grátis,

  • opção de retirada no local

  • pré-configurar dimensões de embalagens que sua loja possui para o cálculo das taxas de frete,

  • contas de transportadoras e serviços de processamento.

O que é dropshipping?

Agora que você já sabe como criar uma conta na Shopify, cadastrar produtos, ter um domínio e definir um método de pagamento, é interessante que conheça outra opção de venda: o dropshipping.


O dropshipping é um sistema de logística que permite que você faça uma venda sem ter o estoque do produto. Para isso, sua loja é conectada a fornecedores que possuem esse estoque.


Dessa forma, você realiza a compra da mercadoria apenas quando há demanda pelo produto.


Além disso, ao informar ao fornecedor que uma venda foi feita, é também ele o responsável por enviar a mercadoria ao cliente final, diretamente para o endereço que o comprador definiu no cadastro de compra.


Uma das grandes vantagens de aprender como vender na Shopify por dropshipping é que o modelo tem uma barreira de entrada menor, ou seja, não é preciso um grande investimento financeiro na compra de mercadorias para colocar sua loja para funcionar.


Além disso, você não corre o risco de ter um produto encalhado no estoque, segurando seu capital de giro. Toda compra é realizada de acordo com a demanda dos clientes.


Para que você possa realizar a venda a partir de dropshipping, além de um fornecedor, você vai precisar de um processador de pedidos como o Oberlo, um processador de pedidos da sua loja Shopify de dropshipping com o AliExpress.


Sim, é possível vender na Shopify usando uma integração com o Aliexpress e aproveitar seus preços e outros benefícios.


Para entender mais sobre esse modelo de venda indicamos que acesse alguns conteúdos especializados como:


Dicas gerais para criar um e-commerce do zero

Atendidas as necessidades técnicas de como vender na Shopify vamos à algumas dicas gerais para que você tenha sucesso nessa empreitada, fazendo boas escolhas logo no início:


  • escolha um nicho de mercado para cada loja, isso te ajudará a criar campanhas de marketing e aumentar sua autoridade no setor,

  • invista em marketing para atrair usuários para sua loja,

  • ofereça um canal de suporte e tira dúvidas para seus clientes e potenciais clientes,

  • conheça os melhores aplicativos da Shopify para personalizar sua loja e deixá-la mais estratégica de maneira simples e rápida,

  • Invista em apps que contribuam para aumentar as taxas de conversão da sua loja, entre eles aplicativo para recuperar boletos na Shopify e o app de parcelamento.

Um dos grandes diferenciais da Shopify é a sua loja de aplicativos, que permitem a otimização de uma série de áreas dentro da sua loja.


O app Boleto Recovery, por exemplo, te ajuda a recuperar boletos, ao criar e automatizar o envio de mensagens para clientes que geraram o boleto mas ainda não realizaram o pagamento.


Essas mensagens podem ser enviadas por e-mail ou SMS, e o app evita que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente e ampliando o resultado das das mensagens na taxa de conversão.



Há também a possibilidade de uso do app Parcelamento Installments que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!


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5 Comments


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