Aplicar a estratégia de marketing correta para atrair clientes é vital para que um empreendimento obtenha sucesso. Nesse cenário, utilizar uma ferramenta de CRM pode ser de muita utilidade. Especialistas o consideram como o principal software voltado para negócios.
Por meio dele é possível captar clientes, analisar o desempenho da equipe de vendas, automatizar processos, realizar a integração com aplicativos de mensagens e muito mais.
Todas essas funções ajudam uma empresa a se relacionar melhor com o público-alvo. Hoje, os clientes estão cada vez mais ativos, e manter uma boa relação com eles é fundamental para quem deseja expandir e criar negócios.
Entretanto, não existe uma fórmula pronta para executar uma estratégia de marketing. É necessário analisar diversos fatores, e ver qual planejamento funciona melhor em cada mercado.
Abaixo, estão algumas das maneiras mais eficientes de aplicá-las usando um CRM.
Automação de envio de e-mails
Um sistema de CRM permite que uma empresa realize diversas integrações com outros sistemas. Um deles, por exemplo, pode ser uma ferramenta de automação de marketing. Isso permite que um negócio se conecte aos clientes automaticamente, e no momento mais oportuno.
Por mais que seja uma estratégia antiga, o envio de e-mail marketing tem alto retorno. Mesmo após tantos anos, as empresas sabem que é um método de captação de clientes que funciona.
Com o CRM, é possível programar o envio de um e-mail para clientes que visitaram um e-commerce, colocaram o produto no carrinho, mas desistiram da compra.
Caso eles estejam cadastrados, o sistema envia um e-mail para eles, informando sobre a finalização da compra. Acredita-se que essa estratégia de marketing tenha até 10% de retorno.
Um número muito relevante, ainda mais se a empresa considerar que aquele cliente já estava perdido.
Integração com aplicativos de mensagens e redes sociais
O CRM é perfeito para promover estratégias de vendas e marketing. Isso porque ele é uma ferramenta criada para a captação de clientes em potencial, os chamados leads. A maneira como o CRM realiza a conquista desses leads é muito simples.
Basta efetuar a integração do CRM com aplicativos de mensagens e redes sociais. Dessa forma, sempre que um cliente em potencial entra em contato com a empresa, o sistema o cadastra automaticamente como um novo lead.
Todos eles são encaminhados para um funil de vendas. Assim, a empresa tem um panorama sobre quais clientes estão avançando na jornada de compra, e quais deles precisam ser melhor trabalhados.
Além disso, cada um deles recebe um cartão de lead. Nele, a empresa pode acessar todo o histórico de interações entre ela e o cliente. Também é possível cadastrar dados como telefone, e-mail, cargo na empresa, entre outras informações.
Com isso, um negócio já tem o suficiente para iniciar a prospecção de vendas.
Atendimento ao cliente
Outro benefício do CRM para as estratégias de marketing empresarial é a possibilidade de interagir com os clientes de maneira bem mais dinâmica. Isso porque o CRM, ao permitir a integração com aplicativos de mensagens, oferece muito mais velocidade para as interações.
Independentemente se o cliente utilizar o WhatsApp ou o Facebook Messenger, todas essas mensagens são encaminhadas para uma caixa de entrada única. Dessa forma, sem mudar de aplicativo, a empresa tem a oportunidade de respondê-los imediatamente.
O CRM permite ainda que a empresa tenha uma conta no WhatsApp Business com múltiplos usuários. Assim, o cliente conversa apenas com um número, mas pode ser atendido por várias pessoas diferentes. E para que a empresa não perca tempo com perguntas frequentes, é possível criar um chatbot por meio do CRM.
Esses bots funcionam 24 horas e 7 dias por semana. Com isso, a empresa tem a garantia de que o cliente sempre será atendido. Além disso, esses bots podem auxiliar as estratégias de marketing ao compartilhar automaticamente conteúdo relevante para os clientes.
Segmentação
Por último, é interessante destacar como o CRM tem um papel importantíssimo para segmentação de clientes. Como citado nos tópicos acima, cada e-mail marketing ou interação nos aplicativos de mensagens é feito de forma personalizada.
Além disso, ao analisar o comportamento dos clientes por meio da ferramenta, uma empresa pode criar estratégias de marketing específicas para cada grupo de clientes. Afinal, por mais que uma empresa tenha um público com gostos similares, nem sempre eles estão na mesma fase da jornada de compra ou possuem os mesmos interesses.
Uma loja de roupas esportivas, por exemplo, necessita segmentar a sua comunicação para os amantes de futebol e para os apaixonados por ciclismo. Por mais que o esporte seja algo em comum entre esses clientes, os produtos que eles compram são bem distintos.
Portanto, como visto nesse artigo, o CRM é a ferramenta ideal para ajudar o setor de marketing a alcançar os seus objetivos. Uma maneira de se diferenciar da concorrência, se aproximar dos clientes e ainda alcançar melhores resultados em vendas.
Autor Convidado: Pedro Capistrano Ribeiro Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.
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