Só no primeiro trimestre de 2022, o comércio virtual no Brasil teve um aumento de E-commerce com crescimento de 12,59% no primeiro trimestre. Com o canal de vendas aquecido, cada vez mais pessoas pesquisam sobre como montar loja virtual e aproveitar uma fatia desse nicho.
E é essa a missão deste artigo, compartilhar com você as primeiras etapas de como montar uma loja virtual.
Como montar uma loja virtual?
A nossa lista com as primeiras etapas de como montar uma loja virtual inclui:
Escolha a plataforma de venda
Crie o domínio
Cadastre gateway de pagamento
Defina o layout e personalize sua loja online
Otimize as páginas de produtos
Invista em aplicativos para melhorar a taxa de conversão
Confira o que fazer em cada uma, a seguir!
1. Escolha a plataforma de venda
O primeiro passo para montar uma loja virtual é escolher uma das plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.
Essa é a forma mais rápida, porque com esses sistemas você não precisa de designers ou programadores.
Você mesmo pode fazer tudo do zero!
Entre as plataformas e-commerce mais famosas do mercado estão:
Loja Integrada, entre outras.
Escolha uma delas e dê mais um passo em direção a abertura da sua empresa.
2. Crie o domínio
O domínio é o endereço virtual da sua loja, usado para que o cliente acesse a plataforma, por exemplo, “www.minhaloja.com.br”.
Para criar um domínio personalizado e profissional, você vai precisar acessar páginas como Registro.Br ou GoDaddy.
Esses sistemas permitem que você compre o domínio com o nome da sua empresa. Entretanto, atenção! Uma dica importante é que você pesquise nesses sistemas se o nome desejado tem o domínio disponível ou não.
Atualmente, não ter o domínio disponível pode, até mesmo, fazer você mudar o nome do e-commerce.
3. Cadastre gateway de pagamento
Uma fase indispensável da criação de um e-commerce é o pagamento dos pedidos feitos online.
Para isso, você vai precisar integrar gateway de pagamento à sua loja.
Entre os exemplos de gateway de pagamento está o Mercado Pago, PagSeguro e mais.
Cada plataforma de e-commerce oferece seu próprio passo a passo. Basta segui-lo e começar a processar pedidos.
Geralmente, essa integração é bem simples, e você mesmo poderá realizar.
Como você já deve imaginar, a etapa de processamento de pagamento é bastante importante, por isso atenção a essa fase.
Garanta também que a sua empresa terá as soluções necessárias para reativar carrinhos abandonados e recuperar boletos, melhorando sua taxa de conversão.
Leia mais em: Checkout transparente Shopify: quais são suportados?
4. Defina o layout e personalize sua loja online
As plataformas de e-commerce que listamos acima oferecem templates prontos e personalizáveis que permitem que você deixe a sua loja com a sua cara!
Nessa etapa você também precisará organizar as páginas de produto e como elas serão organizadas.
Insira a logomarca em áreas específicas e escolha as cores que serão usadas.
Crie os menus com áreas como:
HOME,
Produtos,
Contato,
Por último, organize as categorias.
No vídeo abaixo você tem acesso a um passo a passo bem didático sobre como personalizar a sua loja. Vale a pena assistir!
5. Otimize as páginas de produtos
As páginas de produtos da sua loja são áreas extremamente relevantes para a experiência do cliente. Logo, é indispensável que você esteja atento a tudo o que melhora essa relação, por exemplo:
destaque os diferenciais do produto,
liste as características técnicas,
inclua fotos e vídeos do produto com alta qualidade,
mostre o preço e método de pagamento,
apresente a política de trocas e devoluções,
ofereça avaliações e reviews na página do produto e mais.
Quer mais detalhes? Então aprofunde seu conhecimento, com o vídeo que separamos sobre o assunto.
6. Invista em aplicativos para melhorar a taxa de conversão
Ao montar uma loja virtual não basta pensar na estética ou nas ações de marketing que serão criadas. É fundamental considerar o que irá contribuir para o aumento das taxas de conversão, ou vendas.
Nesse sentido, destacamos dois aplicativos, criados pela AppsEcommerce para a Shopify, que apoiam efetivamente o aumento das vendas:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, gera confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
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