Melhorar o atendimento ao cliente pode parecer um desafio, principalmente para quem deseja oferecer um atendimento qualificado.
Pois apenas oferecer o serviço de atendimento não é suficiente, também é fundamental investir em atendimento qualificado para se destacar da concorrência.
Afinal, é por meio desse serviço que você pode gerar maiores oportunidades de vendas, tornando-o um ponto de decisão para que ele bata o martelo e decida comprar na sua loja.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual.
Afinal, por que investir em atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é um serviço essencial para qualquer loja virtual que deseje transmitir credibilidade ao consumidor, pois ele está diretamente relacionado com a imagem do seu negócio e também com o conceito de experiência do cliente.
A maneira como o seu cliente vê o seu negócio pode se refletir em questões como “o seu negócio é confiável?”, “Oferece um bom atendimento?” ou ainda “Eu voltaria a fazer negócio com essa loja?”
Essas questões também influenciam a experiência do cliente, que diz muito da maneira como o cliente enxerga o seu negócio desde que teve o primeiro ponto de contato com ele.
Alguns tópicos relevantes para a experiência do cliente são “Responsividade do site”, “Facilidade de navegação”, “Produtos de qualidade” e “Disponibilidade de atendimento ao cliente”.
Apesar de existir outros fatores que também são levados em consideração para melhorar a experiência do cliente, o atendimento ao cliente é uma peça chave, pois ele é responsável por resolver eventuais problemas ou dúvidas dos clientes.
E, além disso, é um recurso crucial para o pós-venda que é uma das etapas de atendimento fundamentais para que você possa ter mais clientes fidelizados na sua loja, e maior recorrência de compra.
Portanto, investir em atendimento de qualidade é essencial para que a sua loja transmita confiança e credibilidade para o consumidor, e consequente para que você tenha melhores oportunidades de vendas.
Dicas para melhorar o atendimento ao cliente no ecommerce
Depois de conhecer a importância de oferecer o serviço de atendimento na sua loja virtual, confira algumas dicas de como torná-lo qualificado para que além de oferecer auxílio ao consumidor, ele também possa ajudar a melhorar a imagem do seu negócio.
Defina os seus canais de atendimento
O primeiro passo para qualificar o serviço de atendimento da sua loja virtual, é definir canais de atendimento que façam sentido para o consumidor.
Por exemplo, um chat online é o tipo de canal de atendimento essencial, pois ele melhora a experiência do cliente, tendo em vista que ele não precisa sair da página que ele está e nem abrir um aplicativo de terceiros.
Mas além do chat online, qual outro canal faz sentido? Mensageiros instantâneos como Whatsapp ou até mesmo atendimento por meio de ligações e chamadas de vídeo?
É preciso pensar no seu público-alvo para tomar essa decisão, pois se for produto ou serviço for bastante específico pode ser que ele demande experiências de atendimento diferentes.
Por isso, é fundamental que você conheça o seu público e tome a decisão com base em dados para atender as necessidades reais de cada consumidor.
Integre os canais de atendimento
Depois de definir os seus canais de atendimento, é hora de investir em uma ferramenta que permita integrar os seus canais, pois assim é mais fácil controlar o fluxo de mensagens que chegam para a sua loja.
Além disso, permite que a sua equipe de atendimento não veja a necessidade de ficar alternando entre um canal e outro, pois todas as mensagens são exibidas na mesma tela.
Alguns recursos das ferramentas de chat online facilitam esse tipo de integração que torna o atendimento muito mais prático e ágil.
Padronize o seu atendimento
Depois de integrar os seus canais de atendimento e facilitar o acesso da sua equipe às mensagens, é importante estabelecer um padrão de atendimento para manter a qualidade do serviço oferecido.
Desse modo, você estará garantindo o mesmo padrão de qualidade em todos os chamados e contato com o consumidor.
Por isso, é importante que você tenha definido um tom de voz para a sua empresa, que vai também se refletir na comunicação entre atendimento e cliente.
Por exemplo, se o seu ecommerce vende produtos fitness como elástico para treino, e suplementos.
É bem provável que um tom mais jovial e descontraído possa ser utilizado para se aproximar do seu público-alvo, assim o seu público pode criar uma identificação com a sua loja o que facilita a comunicação e a mantém consistente.
Além disso, o time de atendimento também deve ter domínio de processos dos produtos, do seu negócio e estar disposto a resolver qualquer dúvida eventual que possa surgir.
Pois além de qualificar o atendimento na sua loja, também transmite mais credibilidade e confiança para o seu e-commerce.
Lembre-se do pós-venda
Clientes pós-venda requerem uma atenção especial, pois geralmente durante o atendimento pós-venda são reportados problemas a respeito do produto ou da compra.
E, para que esses clientes é preciso dedicar uma equipe que tenha foco na resolução de problemas e que também saiba como contornar a situação com o consumidor e assegurar que ele terá o problema resolvido.
Portanto, além de agilidade para buscar uma solução, aqui também é importante também manter uma comunicação clara e objetiva com o seu cliente com foco na transparência, para que o cliente saiba em qual etapa o atendimento se encontra.
Invista em um chatbot
Um chatbot é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que deseja profissionalizar o atendimento, pois é uma ótima maneira de simplificar o atendimento.
Pois o chatbot ajuda a agilizar o atendimento e inclusive também é uma forma de manter o seu atendimento online 24 horas por dia 7 dias por semana.
A maioria dos chatbots, funciona baseado na inteligência artificial, que permite com que eles possam executar operações simples de atendimento sem precisar de um atendente humano.
Personalize o atendimento
Um aspecto essencial para quem deseja melhorar o atendimento ao cliente no seu ecommerce, é utilizar a personalização para o que o atendimento se torne mais agradável.
Portanto, é importante ter um chatbot que possa armazenar dados dos seus clientes, assim é possível que o próprio bot cruze as informações dos seus clientes para fornecer um atendimento mais rápido e simplificado.
Ofereça atendimento humanizado
Tenha um padrão de atendimento, mas fuja do atendimento engessado, apesar da tecnologia ser muito importante e fundamental para o seu atendimento, nada substitui o atendimento humanizado.
Ele consiste em apresentar um diálogo mais empático e próximo com o consumidor, e por isso ele é fundamental para quem deseja oferecer um atendimento mais qualificado.
Portanto, invista em atendimento humanizado e simples.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog JivoChat, chat online que oferece integração com diferentes canais de atendimento e que conta com recursos incríveis para melhorar a qualidade do seu atendimento.
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