O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil e pode estar acessível à apenas um clique de distância. É um aplicativo de fácil uso e a sua praticidade permite que seja utilizado em muitos ambientes. Tem sido usado para comunicação pessoal entre amigos e famílias, para fins laborais, e dispõe de inúmeras ferramentas, como vídeo chamadas, ligações telefônicas, envio de áudios, vídeos e mensagens de texto.
A popularidade do WhatsApp fez com que muitas empresas utilizassem essa ferramenta para se comunicar mais proximamente com seus novos leads e realizarem as vendas. Atualmente, devido à pandemia e com o crescimento das empresas digitais, o WhatsApp se tornou essencial no processo de vendas de muitas empresas que desejam ser bem sucedidas, e inclusive, foi lançado o WhatsApp Business voltado para os negócios.
Integrar um WhatsApp CRM no processo de vendas de uma empresa é um passo importante e necessário para a conquista de novos leads nas vendas. Isso exige um certo investimento financeiro, para que seja adquirido um sistema de gerenciamento de clientes (CRM) eficiente e de qualidade, porém tem se mostrado uma estratégia com ótimo custo-benefício para os donos de empresas de vários portes no mercado.
Portanto, abaixo inseri algumas valiosas dicas sobre como utilizar um WhatsApp CRM para gerar novos leads e assim alcançar o sucesso nas vendas dos produtos do seu negócio. Vamos conferir juntos?
1. Envie mensagens periódicas
As mensagens periódicas podem ser muito úteis nas vendas para clientes antigos e para conquistar novos leads. Não é à toa que os negócios de sucesso sempre estão atrás dos seus clientes, sem esquecer de nenhum, para não perder nenhuma oportunidade de vender o produto.
Você poderá usar esse recurso do WhatsApp CRM para lembrar clientes de promoções, convidar para algum sorteio, enviar códigos promocionais, lembrar de voltar a acessar seu carrinho de compras de uma loja online, apresentar novidades e conhecer a satisfação dos clientes.
Lembre-se que você deve sempre perguntar se seu cliente concorda em receber as mensagens via WhatsApp, segundo o que preza a lei de proteção dos dados pessoais. Além disso, você deve ter cautela para não incomodar os clientes com muitas mensagens em um curto espaço de tempo. Muitos não gostam de receber mensagens com muita frequência.
Por isso, respeite um intervalo de tempo de envio adequado e prefira mensagens curtas, de preferência com imagens vinculadas, para chamar atenção do cliente e não se tornarem cansativas de ler.
2. Procure preencher todas as informações possíveis sobre os clientes
Permitir a organização e salvar os dados dos clientes em nuvem é uma das melhores utilidades do WhatsApp CRM e que pode fazer um diferencial no processo de vendas da sua empresa.
Durante o processo de vendas, devemos ter sempre a preocupação de colher o máximo de informações possíveis sobre o cliente, para que tenhamos no sistema o cadastro único do mesmo.
Essas informações serão muito úteis no momento em que uma conversa estiver em andamento com o cliente, pois será possível acessar dados muito relevantes de forma instantânea, como por exemplo, para saber se o cliente já comprou algum produto antes, qual o produto adquirido, se o cliente já entrou em contato, se teve algum problema que necessitou de ajuda do suporte e etc.
Além disso, essas informações coletadas no WhatsApp CRM podem também ser úteis durante o processo de vendas ao permitir que se conheça o perfil do cliente atendido.
Algumas características são importantes como:
· Renda mensal;
· Faixa etária;
· Redes sociais mais usadas;
· Produtos mais consumidos;
· Reclamações;
· Número do telefone e outros dados pessoais.
Com essas informações e outras é possível gerar dados estatísticos detalhados sobre o perfil dos clientes e assim, traçar estratégias corretas para alcançar novos leads e vender mais. Por isso, sempre atualize as informações dos seus clientes no sistema CRM e aproveite ao máximo essas informações.
3. Use chatbots com seus clientes do WhatsApp
Os chatbots são uma ferramenta que tem sido muito usada recentemente e é uma das funções do WhatsApp CRM. Configurar um WhatsApp CRM para realizar essa função de automatização é super simples e pode ser aprendido com rapidez.
Para usar os chatbots você precisa ter, antes de tudo, muitos dados sobre os clientes com os quais a equipe de vendas irá conversar. Esses dados poderão ser organizados no próprio sistema do WhatsApp CRM diretamente.
Com o crescimento da empresa e o aumento do número de clientes, sua equipe de vendas precisará de toda ajuda possível para oferecer um atendimento personalizado e resolutivo para os clientes do WhatsApp. É aí que entra um dos papéis fundamentais do chatbot configurado, para auxiliar a equipe de vendas quando a demanda de clientes estiver muito grande ou mesmo para substituir em alguns casos. Tudo isso, visa uma automatização do processo de vendas que pode gerar economia para os gastos com funcionários.
Autor Convidado:
Pedro Capistrano Ribeiro Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.
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