Rodrigo Bernardes
4 de out de 20213 min
Atualizado: 15 de ago de 2022
Copywriting é a arte de escrever com o objetivo de convencer alguém a fazer algo. No caso do copywriting para afiliados, o objetivo é fazer com que um usuário clique no link do produto ou serviço que você está apresentando e faça uma compra.
Parece difícil convencer alguém a fazer uma compra apenas usando conteúdo, não é mesmo?
Mas, afinal, as empresas fazem isso todos os dias. Seja com as campanhas de TV, por e-mail marketing, os anúncios que pipocam nas redes sociais ou nos canais que navegamos.
O objetivo de cada palavra usada e de cada elemento inserido é contribuir para a decisão de compra.
Seja um texto escrito, um conteúdo audiovisual, tudo isso contribui para levar os usuários de um ponto A a um ponto B. Da leitura daquele material até a compra de um produto ou serviço.
E se as grandes, médias e pequenas empresas usam essa técnicas, porque você não pode fazer o mesmo para alavancar seu trabalho como afiliado?
Como dissemos acima, copywriting é um conjunto de técnicas usadas para atrair o público com o qual deseja se comunicar, e incentivar ele que ele haja de acordo com o objetivo daquela mensagem.
No copywriting para email marketing por exemplo, o objetivo é convencer o lead a clicar no CTA que é apresentado.
Na página de um produto o copywriting para e-commerce tem como objetivo fazer o cliente clicar em “comprar”.
No copywriting para afiliados, o objetivo é persuadir as pessoas, convencê-las a fazer uma compra. Mas, como?
Separamos algumas dicas, a seguir!
Colocando o passo a passo do copywriting em prática, você vai conseguir ampliar as suas vendas como afiliado, por isso, fique atento a elas para ter melhores resultados.
Muitos afiliados não se preocupam com essa etapas, mas fato é que é muito mais fácil vender algo que você conhece, sabe como funciona e entende qual é a utilidade e diferenciais.
Consumidores compram produtos ou serviços que acreditam que vão resolver parte dos problemas que possuem.
Por isso, para criar um conteúdo que realmente atraia esses potenciais clientes, é necessário entender quais são essas dores e desejos e como o produtos ou serviço vendido vai atender a essa demanda.
Dessa forma, você pode criar um conteúdo que “coloque o dedo na ferida” e faça o usuário agir.
Evite ser apenas comercial e tente ser relevante. Fale sobre assuntos que estão em torno dos produtos vendidos e busque a atenção e quem se identifica com esse material.
Temos o terrível comportamento de julgar o livro pela capa, ou pelo título, por isso capriche nas primeira palavras que você apresenta ao leitor e garanta que elas vão gerar um impacto necessário para que ele continue com você, seja por meio de um clique ou na conclusão do compacto apresentado.
Contar sobre a experiência de outras pessoas com o produto que você está oferecendo é uma importante “arma” para gerar confiança e estímulo à compra. Por isso use esse tipo de informação para gerar conteúdo relevante e tirar dúvidas a persuadir.
Provas sociais são gatilhos mentais, outros dois importantes são a urgência e a escassez, saber usá-los vai contribuir para a sua estratégia de copywriting para afiliado, garantindo que o leitor tome atitudes mais imediatas em busca de alguma vantagem.
Por fim, o usuário deve saber exatamente o que fazer: se inscrever, comprar e clicar? Qual é a ação que ele teve naquele momento? Indique claramente e não espere que ele descubra sozinho.
Mesmo atuando como afiliado pessoa física, lembre-se de sempre estar com a sua situação fiscal regularizada, para mais detalhes: Imposto de renda para afiliados pessoa física.
Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
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