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  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como recuperar carrinhos abandonados? 5 dicas fundamentais

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Uma das principais dores de cabeça de quem trabalha com mercado virtual é descobrir como recuperar carrinhos abandonados. Segundo levantamento da SaleCycle cerca de 79% dos carrinhos são abandonados. Por isso, veja algumas dicas para remediar esse mal.


Se por um lado a taxa de abandono de carrinhos é bem alta, por outro o percentual deles que são reabertos é de cerca de 41,8%, segundo pesquisa da Klaviyo. Isso dá um alento, afinal se 8 em cada 10 pessoas abandonam o carrinho, quase metade dessas volta para reabri-lo.


Porque os carrinhos do meu e-commerce estão sendo abandonados?

Antes de saber como recuperar um carrinho abandonado é preciso entender quais as razões podem estar motivando altas taxas de carrinho abandonado, dessa forma você terá como fazer mudanças mais assertivas. A seguir, você confere quais os principais motivos.


Valor alto de frete

Às vezes o motivo de seu cliente estar abandonando um carrinho é porque depois de decidir o que vai comprar ele descobre que o valor do frete está alto.


Por isso, sempre pesquise os valores de frete de seus concorrentes para se manter atualizado e tente oferecer formas de frete grátis a partir de um certo valor para diminuir as taxas de abandono.


Processo demorado de pagamento

Outro motivo recorrente de abandono de carrinho é o processo de cadastro e pagamento, veja bem, você já convenceu seu cliente a comprar com você, não vai perdê-lo logo agora não é mesmo?


Simplifique o processo de cadastro dando opção de login por Facebook e Google e melhore a experiência de pagamento através de opções de checkout transparente.


Escassez de meios de pagamento

Tente sempre oferecer o máximo de opções de pagamento para não perder o cliente por esse motivo. Busque trazer bons gateways de pagamento para que seu cliente tenha como pagar de várias formas.


Além disso, inclua opções de boleto bancário e parcelamento no cartão de crédito.


Site inseguro

É preciso sempre estar atento para que seu site esteja com os certificados de segurança em dia e sendo exibido para que seu cliente tenha segurança de colocar seus dados no seu e-commerce.


Falhas técnicas

Abandono de carrinho também pode ser sinal de que seu site anda com problemas técnicos como:


  • demora para carregar algumas páginas,

  • estrutura pouco intuitiva,

  • links quebrados.


Verifique como anda o funcionamento do seu site e considere mudar de plataforma de e-commerce caso esteja com muitas dificuldades para resolvê-los.


Veja também: Shopify ou Wix: qual plataforma de e-commerce escolher?


Cliente pesquisando ou desatento

Talvez esteja tudo certo com seu site na parte técnica, certificados em dia, forma de pagamento variadas e transparentes e bom preço de frete, mas mesmo assim a taxa de abandono segue alta.


Nesse caso, o fator humano é o que deve apontar a causa. Muitos clientes têm esse hábito de ficar “namorando” um produto por algum tempo e outros simplesmente esquecem, por isso, vale a pena apostar em ferramentas para lembrá-lo como veremos a seguir.


5 dicas de como recuperar um carrinho abandonado

Agora que você já sabe algumas das razões que podem estar fazendo suas taxas de abandono de carrinho subirem, vamos para algumas dicas de como recuperar um carrinho abandonado.


1. Invista e estratégias de e-mail marketing

Muitas vezes o cliente faz todo o processo de compra, mas não finaliza por desatenção e acaba esquecendo de voltar para concluir a compra. Por isso, é importante usar ferramentas de e-mail marketing para mandar lembretes do carrinho abandonado.


Lembra que no começo do texto trouxemos a estatística de que boa parte dos carrinhos que são abandonados são reabertos em algum momento? Pois é, o lembrete precisa ser sua primeira tarefa, ofereça cupons ou frete grátis se puder como um recurso para finalizar a venda.


2. Dê segurança ao seu cliente

Se o seu site estiver sem os certificados de segurança e sem opções de checkout transparente é a hora de investir nisso, como já dissemos, a insegurança de um cliente em fornecer dados bancários a um site que ele não confia é uma das razões de abandono de carrinho.


3. Ofereça mais formas de pagamento

Nesse ponto é preciso entender muito bem a sua realidade financeira, afinal, boa parte dos gateways de pagamento possuem taxas e às vezes até mensalidade. Além disso, é muito importante conhecer os seus clientes.


Conhecendo melhor as personas do seu e-commerce fica mais fácil saber se ele prioriza mais prazo, frete grátis, desconto à vista etc. Assista o vídeo abaixo para entender mais sobre as personas.



4. Deixe o processo de pagamento mais simples

Você provavelmente já viu esse cenário: você entrou em um site, escolheu um produto que te agrada e foi para o processo de pagamento. Chegando lá a loja vem com um formulário enorme pedindo diversas informações a serem digitadas. Isso é desanimador, não é mesmo?


Esse tipo de cadastro é um dos grandes responsáveis pelo abandono de carrinhos, por isso, busque simplificar essa parte oferecendo opções de cadastro por Google e Facebook, por lá você terá acesso a todos os dados que precisa sem estressar o cliente.


5. Faça remarketing

Por fim, uma das formas mais interessantes de como recuperar um carrinho abandonado é usando estratégias de remarketing.


Esse tipo de estratégia se utiliza dos cookies do seu site para mostrar anúncios personalizados para os visitantes do seu site.


Com isso, você pode fazer anúncios mais apelativos e específicos para quem chegou até o carrinho e não conclui a compra, é uma boa forma de cercar seu cliente e aumentar as chances de conversão.


E aí conseguiu aprender como recuperar um carrinho abandonado?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre essas ferramentas estão:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!




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